Jovens karatecas de Alcabideche entre os melhores do Mundo

Por Cascais24





25.06.2016
Foram nove, os títulos garantidos pela equipa portuguesa - na sua maioria constituída por jovens karatecas dos Bombeiros de Alcabideche e do Grupo Recreativo e Familiar de Murches, ambos da freguesia de Alcabideche - que participou no 6.º Campeonato Mundial de Karaté, em Dublin, na Irlanda.

Segundo a Liga Portuguesa de Karaté (LPK), foi "uma prestação magnífica, que encheu de orgulho os seus responsáveis e que dignificou Portugal, fruto de um trabalho de continuidade, que cada vez mais começa a dar os seus resultados, não só a nível Nacional, como, também, internacional".

O Campeonato Mundial de Crianças, Cadetes e Juniores reuniu mais de 2300 atletas de todo o Mundo, num de total 50 países e 71 federações.

A delegação portuguesa, da Liga Portuguesa de Karaté, composta por 12 atletas do concelho de Cascais, competiu entre os dias 15 e 19 de junho, alcançando resultados "verdadeiramente históricos".


Portugal conquistou um total de 7 medalhas entre as quais Quatro - 1º lugares, um -2º lugares e dois -  3ºs lugares.

A comitiva portuguesa esteve com 80% dos seus atletas a disputar todos os pódios nas categorias em que participou, tendo conseguido que todos passassem a 1º volta em todos os seus escalões.

Rui Inácio, Seleccionador da LPK, é um homem feliz pela forma como a comitiva e, sobretudo os atletas, participaram neste Mundial. “Trabalho e humildade geram os seus frutos, e é uma grande alegria toda esta prestação", assegurou o seleccionador nacional.

O seleccionador não quis, também, nesta hora de alegria, deixar de desejar "um grande futuro para todos os que acreditam", não sem, salvaguardar que "todos nós, de forma directa ou indirecta, contribuímos para o seu desenvolvimento ….  Existem valores muito para além das medalhas, como a lealdade, humildade e a gratidão ….. Obrigado a todos”.

 
Rui Inácio não deixou, porém, de sublinhar, por considerar de toda a Justiça, que "estes resultados reforçam, assim, a posição da LPK no Karaté Nacional e Internacional, o que só vem comprovar o "grande trabalho que temos estado a realizar com estes jovens". 

Agradecimentos nas redes sociais

A prestação da equipa portuguesa neste Mundial na Irlanda do Norte traduziu-se em dezenas de agradecimentos nas redes sociais. 

Pai de dois dos atletas presentes neste Mundial, Daniel Bruno Ferreira, por exemplo, não quis deixar de escrever  no Facebook: "O nosso muito obrigado aos mestres Carlos Silva, Rui Inácio e Paco".


Já o treinador Carlos Silva respondeu ser um "orgulho poder treinar alunos tão talentosos desde tenra idade" E não quis deixar de augurar "continuação de excelentes desempenhos, ideia que sei ser partilhada pelo seleccionador da LPK, Rui Inácio e treinador de competição Francisco Pastor Fernandez (Paco).


Resultados Oficiais:
Individuais:

Maísa Caridade – Kata Iniciados - Campeã do Mundo WUKF - Clube: AHBVA
Guilherme Martins – Kata Iniciado - Campeão do Mundo WUKF - Clube: AHBVA
Dinis Ferreira – Kata Infantil - Campeão do Mundo WUKF - Clube: AHBVA
Inês Oliveira – Kata Infantil - Campeão do Mundo WUKF - Clube: AHBVA
Gonçalo Ferreira – Kata Iniciado –Vice - Campeão do Mundo WUKF-Clube: AHBVA
Felipe Soares – Kata Juvenil/Mini Cadetes – 3º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: AHBVA

Outros resultados individuais:

Beatriz Paulo - Kata Juvenil/Mini Cadetes – 4º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: AHBVA;
Ricardo Vicente - Kata Juvenil/Mini Cadetes – 4º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: AHBVA;
Ricardo Vicente – Kumite Juvenil – 5º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: AHBVA
Rodrigo Inácio – Kata Cadetes/All Styles – 6º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: AHBVA
Tomás Santos - Kata Iniciado – 7º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: GRFMurches
Nuno Bragança – Kata Cadetes/Shito Ryu – 8º Lugar Camp. Do Mundo WUKF-Clube: AHBVA

Equipas:

3ºLugar Kata Equipa Cadetes: Clube AHBVA (Rodrigo Inácio, Nuno Bragança, Felipe Soares)




1 comentário:

Ana Bragança disse...

como mãe de um dos atletas participantes e medalhados, agradeço a publicação e partilha desta informação, aproveitando para corrigir a referência ao país onde se realizou o campeonato, que foi a República da Irlanda e não a Irlanda do Norte. Embora na mesma ilha, são países totalmente distintos.